Multiplos Canais de Venda

 

Em um mundo cada vez mais conectado, a presença em canais diferentes é uma estratégia para obter melhores resultados. A necessidade de ser multicanal para vender está ligada ao desejo do cliente moderno, que busca fazer suas compras no local que acha ser mais adequado ao seu estilo de vida. Assim, a presença em multicanais se torna essencial para aumentar as vendas.

 

O que é ser multicanal e os benefícios dos principais canais

 

A estratégia multicanal para vender é aquela que usa várias maneiras de chegar até o consumidor. Uma produção têxtil que trabalha com a estratégia multicanal, por exemplo, poderá fazer as vendas em sua loja física, por meio de representantes, televendas, ter um e-commerce, além de estar presente nas redes sociais, garantindo os benefícios de cada canal.

 

Representantes: ao trabalhar com representantes, a empresa conta com uma equipe para abordagem em vendas externas, preparada, que conhece bem o público e mantém um relacionamento com os clientes, facilitando as vendas.

 

Loja própria e franquias: ter uma loja própria, em uma boa localização, pode ser a chave para o sucesso. Esta é um dos canais mais importantes quando se fala em vendas no varejo, no Brasil. As franquias também são boas opções, pois leva as melhores práticas da empresa para outros pontos, dando espaço para novos empreendedores e expandindo as vendas.

 

Ecommerce: ter um espaço de vendas na internet por meio de uma plataforma eletrônica é essencial na estratégia de vendas multicanal, pois boa parte das pessoas tem acesso a internet. Este é um dos canais onde a expansão do varejo tem sido grande e a tendência é aumentar. Por isso, é importante investir em um e-commerce, com as características que agradem ao perfil dos clientes, para aumentar as vendas.

 

Marketplace: este é como se fosse um shopping disponível de forma online, com os produtos de muitas empresas, sendo que parte deles se destinam a nichos. A presença no e-marketplace é essencial para ganhar clientes novos.

 

B2B e B2C: a estratégia de vendas pode ser tanto para venda direta ao consumidor (B2C - Business to Consumer), como para outras empresas (B2B - Business to Business). Grande parte dos canais de venda são B2C, para venda direta ao cliente final, mas também é possível pensar em vender para outras empresas, em estratégia B2B, seja para que esta empresa revenda seus produtos, faça a transformação dele ou mesmo compre para consumo. Como a relação de vendas no B2B tende a ser longa, é bom investir também neste canal para vender mais.

 

 

Atendimento multicanal

 

A retenção é outra facilidade que a estratégia multicanal oferece, devido às possibilidades que o cliente encontra na hora de fazer trocas, sanar dúvidas e registrar reclamações – que devem ser atendidas rapidamente, o que pode ser feito com a presença em canais diferentes, como nas redes sociais.

 

Tão importante quanto ter multicanais para a venda, é fazer o atendimento também desta forma. A integração dos dados dos clientes em um sistema de gestão é outro fator que o cliente valoriza ao ser atendido em canais diferentes de uma mesma empresa.

 

Conhecer o cliente para escolher os canais

 

Está claro que ser multicanal é importante para as vendas. Mas, antes de escolher quais serão os canais utilizados, vale a pena investir no conhecimento do público-alvo.

 

É preciso analisar os hábitos de compra, quantidade média comprada, o cargo que ocupa o comprador, onde preferem comprar, entre outros. Desta maneira, a escolha dos canais a serem utilizados e como os clientes serão abordados, de acordo com a característica de cada um.

 

A gestão dos multicanais

 

Decidido os canais que serão utilizados, é preciso ficar atento a gestão de todos os canais, pois cada um deles terá um desafio diferente. Cada detalhe deve ser motivo de atenção, como o marketing em cada canal, a logística e o gerenciamento do estoque.

 

Para que a estratégia multicanal resulte em mais vendas, o controle e a organização são de extrema importância, por isso um sistema de gestão que ofereça a integração das informações de todos os canais é um bom investimento.

 

Contar com um software ERP para gestão ajuda a organizar e até antecipar o faturamento, cruzar dados dos pedidos, com a produção e estoque, estar sempre por dentro do status dos pedidos, entre outras necessidades que o negócio precisa para atingir os objetivos da estratégia.

 

Clique aqui e conheça nossos softwares e serviços.

assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.