Expedição por RFID

 
 
Logística e expedição são atividades cuja importância para o sucesso das empresas não pode ser negligenciada. Mesmo porque a ineficiência em qualquer um destes setores pode se traduzir em perdas graves para as organizações. Uma solução que vem ganhando espaço no mercado para reduzir transtornos comuns às operações citadas é a expedição por RFID.
 
 
Esta tecnologia é considerada a evolução dos códigos de barra. Com ampla possibilidade de aplicação, este sistema tem dado mostras de seu caráter revolucionário nos negócios. Embora aqui tratemos da indústria, vale registrar que ele pode ser utilizado em animais, documentos e até mesmo pessoas. Para os novatos na ferramenta apresentamos uma breve definição e destrinchamos as principais vantagens do RFID.
 
 
O que é RFID
 
A sigla para Radio-Frequency IDentification designa tecnologias que trabalham com identificação automática de dados através de sinais de rádio. Embora não se trate de invenção recente, a sua incorporação na indústria ainda é novidade. Sua estrutura básica traz, em primeiro lugar, uma antena para captação de dados. Além disso, apresenta um pequeno microchip em seu interior onde estão armazenadas informações de identificação. Tudo isso está envolto em um transponder de silicone ou plástico denominado Tag.
 
O acesso a estes dados é feito com alta precisão e velocidade. Em função disso, rastrear itens em lote é a aplicação mais procurada por produtores e fornecedores que investem no RFID. As chamados Tags, onde é aplicado o sistema, são fabricadas em variados formatos e tamanhos. Podem aparecer como etiquetas inteligentes – Smart Label – ou ainda através de cartões.
 
 
 
Como reduzir custos com RFID
 
No que diz respeito a expedição por RFID há uma série de vantagens agregadas. Devido à precisão e velocidade com que é possível trabalhar com este recurso, o armazenamento sofre um grande impacto. Contudo, uma das atividades onde as consequências são mais visíveis é o carregamento. O tempo do processo pode vir a ser reduzido pela metade.
 
O picking – separação de produtos no estoque – também é enormemente facilitado. Este que é considerado um ponto crítico da logística, já que costuma demandar tempo e mão de obra. A contagem e identificação instantânea do RFID melhoram o processo e oferecem um controle mais eficiente de estoque.
 
Cada projeto envolve inúmeras variáveis para mais ou para menos, uma variável fundamental para o custo da implantação é o custo da etiqueta, pois o mesmo será agregado ao preço final do produto. Os benefícios indiretos também devem ser considerados, como a maior confiabilidade do cliente. 
 
Vantagens:
 
-Redução da mão de obra envolvida na expedição dos produtos;
-Eliminação de falhas internas de expedição;
-Redução do custo com contagem e recontagem de estoques;
-Redução do custo com movimentação de produtos na produção;
-Redução do LeadTime de produção;
-Inventário em tempo real do estoque do lojista pelo representante;
-Maior precisão no cálculo de necessidades de fabricação.
 
 
Diferenças entre código de barras e etiqueta RFID
 
Códigos de barras são impressos sobre uma superfície e precisam estar estáticos – assim com o leitor – para que sejam registrados. A leitura é individual e só funciona a curta distância. A vida útil destes itens é pequena e o desgaste que sofrem impede rastreabilidade e detecção das mercadorias.
 
 
Já o RFID dispensa o contato entre leitor e objeto. Com isso é possível obter a leitura através de madeira, plástico e outros materiais. A distância aplicada pode chegar aos 30 metros e várias etiquetas podem ser registradas de uma única vez.
 
Saiba mais no post: RFID? Etiquetas de radiofrequência e seu uso na indústria
 
 
Conheça os softwares e serviços da OrganizaTêxtil
 
Você é empreendedor da indústria têxtil e precisa de soluções em confiabilidade de estoque e matéria prima? Então agende um diagnóstico gratuito com a OrganizaTêxtil. Oferecemos sistemas com foco no setor produtivo e até mesmo projetos feitos sob encomenda. 
 
 
Clique aqui e agende um diagnostico com um especialista em RFID

assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.