Localização de Vendas by Google Maps

 
 
O Google Maps é um dos serviços oferecidos pela gigante do vale do silício cuja utilidade é versátil. Para empresas que lidam com produtos, investir nesta ferramenta de geolocalização ajuda a reunir dados sobre lojas, distribuidores e clientes. Uma das possibilidades latentes que surge então, é utilizar o Google Maps para análise de vendas.
 
Esta avaliação ajuda as indústrias de bens a equilibrar, por exemplo, Sell In e Sell Out. Esta métrica que lida com a movimentação de produtos na cadeia distributiva é fundamental para a organização dos processos logísticos. Vamos entender um pouco melhor este conceito para detalhar o papel exercido pela plataforma do Google neste contexto.
 
 
Cadeia Produtiva e Cadeia de Valor - Sell In e Sell Out
 
É bem provável que o planejamento de vendas da sua empresa tenha de lidar com estas duas categorias. No Sell In tratamos daquelas transações que acontecem dentro de uma cadeia produtiva. As suas vendas neste caso são feitas para um distribuidor, ou similar, que servirá como um elo do setor.
 
A etapa seguinte é o Sell Out, as vendas realizadas por outros elos da cadeia de valor. Pode ser o distribuidor mencionado repassando o produto para os clientes, por exemplo. Em resumo, podemos dizer que estes dois conceitos tratam das vendas feitas para o varejo e a partir do varejo. É o caminho que vai da indústria, passando pelo distribuidor, para chegar ao consumidor final.
 
 
Google Maps para análise de vendas no Sell In/Sell Out
 
A ferramenta do Google vai entrar nesta questão para evitar dois grandes problemas de logística. O primeiro é a ruptura, quando os produtos nos pontos de venda estão em falta. O segundo é a movimentação lenta de estoque, situação em que há acúmulo de mercadorias sem a devida comercialização. Através da geolocalização da plataforma aqui tratada, a empresa poderá identificar melhor o volume da demanda com que tem de lidar.
 
Você pode localizar, por exemplo, onde as vendas têm maiores números, o que ajuda a direcionar produtos para estes endereços. Os pontos brancos, onde não há bom desempenho ou pouco fluxo de mercadoria, podem ser tratados de modo estratégico. Dentro do Google Maps poderão ser encontrados ainda diversos APIs que ajudam na coleta e processamento de informações, saiba consultando a API do Google em: https://cloud.google.com/maps-platform/places/?hl=pt-BR
 
 
Controle e estratégia
 
Com este simples recurso de geolocalização a sua empresa tem um alto grau de controle sobre as vendas. As possibilidades vão desde precisas reposições de mercadorias até a avaliação de novas oportunidades para o negócio. Discriminar as regiões por demanda e venda real de produtos evita desperdícios e escolhas logísticas ineficazes. Na prática a plataforma oferece controle sobre PDVs, centros de distribuição e muito mais.
 
Conheça nossas soluções
 
O OrganizaTextil está conectado ao Google Maps para que voce identifique as áreas atendidas e não atendidas, clientes inativos e regiões quentes ou frias em concentração de vendas, dentre infinitas possibilidades disponíveis nesta API.
 
Entre em contato e saiba mais sobre os recursos de geolocalização das suas vendas.

assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.