Planejamento Financeiro

Toda empresa tem como principais objetivos aumentar o seu alcance de mercado e atender cada vez mais e melhor as demandas do seu público-alvo. No entanto, isso somente é possível com base nos seus recursos financeiros, pois, a partir daí, haverá formas de impulsionar as demais áreas.
 
 
Com isso, o planejamento financeiro empresarial exerce função primordial para ajudar empresas e gestores a alcançarem esses objetivos, pois, isso permitirá traçar metas e objetivos concretos, o que direcionará os esforços organizacionais.
 
 
A OrganizaTêxtil quer te ajudar nesse objetivo e, por isso, preparamos este artigo em que abordaremos as principais questões a respeito do correto planejamento financeiro para a sua empresa.
 
 
Planejamento para o curto, médio e longo prazo
 
Um planejamento completo só é efetivo quando é capaz de cobrir a temporalidade no curto, médio e longo prazo, pois, isso envolverá desde as atividades diárias e operacionais (curto prazo) até o planejamento estratégico (longo prazo).
 
 
Assim, os gestores poderão planejar e dimensionar a sua produção, estimar as vendas e agir de forma proativa, bem como realizar um plano de investimento para aumentar sua capacidade operacional e ganho de mercado.
 
 
Além disso, crie cenários financeiros — um favorável e um desfavorável. Assim, a empresa estará preparada para todas as probabilidades e, caso o pior cenário se concretize, os gestores já terão em mãos um planejamento para solucionar tais adversidades.
 
 
No módulo de planejamento financeiro do OrganizaTextil voce pode informar os valores previstos, bem como o sistema sugere valores para todas as contas do plano com base no exercício anterior.
 
 
Realize provisões
 
Realizar provisões para pagamentos esperados e inesperados é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa, pois, isso significa se antever aos acontecimentos que podem afetar negativamente o seu empreendimento.
 
 
Essa parte do planejamento deve incluir também a Provisão para Devedores Duvidosos — PDD, ou seja, criar uma reserva financeira para cobertura de eventuais inadimplências por parte de um ou mais clientes. Essa provisão permite que a empresa mantenha sua liquidez e capacidade de honrar os seus compromissos financeiros. 
 
 
Atenção ao fluxo de caixa
 
O fluxo de caixa consiste em registrar e analisar todos os créditos e débitos financeiros da empresa, bem como classificar cada lançamento nos seus devidos centros de custos.
Essa metodologia é fundamental para um bom planejamento financeiro, pois, permite que os gestores visualizem o nível de endividamento do negócio, bem como prever a Necessidade de Capital de Giro — NCG. Assim, será possível traçar soluções às questões de crédito com melhores negociações e taxas de juros.
 
 
Esse fluxo de caixa pode (e deve) ser controlado por um software de gestão, pois, será alimentado de forma automática com base nos módulos de contas a pagar, contas a receber, faturamento e vendas.
 
 
No módulo de BI do organizaTextil voce pode visuzalizar o seu fluxo de caixa previsto incluindo pedidos de venda ainda não faturados, pedidos de compra não recebidos, saldos bancários, caixa, contas a receber,  pagar e provisões financeiras.
 
Planeje os custos e os preços de vendas
 
Reduzir os custos de produção é um fator fundamental para um planejamento financeiro de sucesso. Isso permitirá melhores margens de lucros e aumento das reservas financeiras. Há várias formas de reduzir e otimizar os custos, no entanto, todo esse processo deve estar pautado em qualidade, agilidade e eficiência.
 
Leia este outro artigo para saber mais a respeito desse tema: Eficiência produtiva, agilidade e qualidade para reduzir custos.
 
Em seguida, o cálculo adequado do preço de venda dos produtos e serviços é fundamental para um planejamento financeiro coerente e com foco na alavancagem das operações do empreendimento, pois, essa fase garantirá melhores margens de lucro e disponibilidade de caixa.
 
Como você pode perceber, elaborar e gerir um planejamento financeiro requer muitos cuidados e etapas e, por isso, é essencial lançar mão de todas as vantagens que a tecnologia da informação disponibiliza por meio de softwares de gestão, análise e automação.
 
A Organiza Têxtil tem a solução ideal para o seu negócio! Clique aqui e conheça os nossos softwares e serviços!
 

assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.