Risco de Inconsistências no SPED

Umas das maiores armadilhas que as empresas estão caindo hoje, se referem às inconsistências de suas próprias informações. Mas como é possível, se são geradas a partir das mesmas notas? A resposta é simples:  se a empresa gera o Sped fiscal por determinado sistema, como este não necessita da informação do PIS e COFINS, ela provavelmente gera a informação zerada, após isso, gera o sped contribuições por outro sistema, este sim com as informações destas contribuições.

 

O resultado disso? São dois arquivos enviados pelo mesmo contribuinte, mas com informações que não são coerentes, podendo criar alertas e até mesmo punições. Este foi apenas um exemplo, mas existem uma série de outros cruzamentos feitos, pelos vários informativos necessários as empresas, Sped Contábil x ECF, DCTF x EFD Contribuições x ECF, entre tantos outros cruzamentos a disposição do fisco.

 

A Importância da Gestão Fiscal nas Organizações

 

A gestão fiscal permeia toda a organização, por isso, exerce função fundamental e indispensável para garantir a regulamentação da empresa, bem como proporcionar transparência e clareza nas informações provenientes das atividades organizacionais.

 

Além disso, a gestão fiscal exerce função importante no que tange ao subsídio de informações gerenciais para que os gestores do empreendimento tenham embasamento para o processo de tomada de decisão, de modo que, a área tributária tem forte impacto na empresa como um todo e, por isso, não deve ser negligenciada.

 

A gestão fiscal permite também que a empresa tenha informações para a abertura de novos mercados dentro e fora da sua região de origem, pois, uma das suas preocupações é entender o funcionamento da legislação vigente de outras áreas de atuação e/ou regiões geográficas. Isso a torna fundamental para proporcionar o crescimento constante e estruturado das atividades da sua empresa.

 

Além disso, a gestão fiscal orienta o empreendedor a respeito do melhor caminho a ser seguido na escolha do regime tributário, sempre com a visão de estar de acordo com o seu modelo de negócio, pois, isso proporciona melhor uso dos recursos financeiros.

 

Uma Forma de Reduzir Riscos

 

Como falamos em nosso eBook:  "Contabilidade Ainda está na Moda", a contabilidade continua atual e imprescindível. Temos observado tendências entre terceirização e realização da contabilidade interna, bem como uma tendência de fazer uma contabilidade compartilhada, onde os fechamentos são realizados pelo contador utilizando um ambiente de gestão real da empresa. Para isto o software ERP deve estar preparado para permitir a geração completa das informações fiscais e contábeis.

 

Utilizar um sistema único é uma maneira de reduzir riscos e estar seguro de que as informações passadas sejam uniformes e coerentes entre todos os informativos. Será somente de um aplicativo a missão de gerar os mesmos. Desta forma, se faz necessário as empresas, o uso de sistemas completos e atualizados constantemente como o OrganizaTêxtil, capazes de se adequar as intempéries fiscais.

 

Você procura por uma solução que melhore o seu controle de informações? Seja qual for o tamanho da sua organização, a OrganizaTêxtil pode ajudar. 

 

Clique aqui e conheça nossos softwares e serviços

assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.