Risco de Inconsistências no SPED - Organiza Têxtil Sistema Especialista para Confecção

Risco de Inconsistências no SPED

Publicado em

Risco de Inconsistências no SPED

Risco de Inconsistências no SPED

Umas das maiores armadilhas que as empresas estão caindo hoje, se referem às inconsistências de suas próprias informações. Mas como é possível, se são geradas a partir das mesmas notas?

A resposta é simples:  se a empresa gera o Sped fiscal por determinado sistema, como este não necessita da informação do PIS e COFINS.

Ela provavelmente gera a informação zerada, após isso, gera o sped contribuições por outro sistema, este sim com as informações destas contribuições.

O resultado disso? São dois arquivos enviados pelo mesmo contribuinte, mas com informações que não são coerentes, podendo criar alertas e até mesmo punições.

Este foi apenas um exemplo, mas existem uma série de outros cruzamentos feitos, pelos vários informativos necessários as empresas, Sped Contábil x ECF, DCTF x EFD Contribuições x ECF, entre tantos outros cruzamentos a disposição do fisco.

A Importância da Gestão Fiscal nas Organizações

A gestão fiscal permeia toda a organização, por isso, exerce função fundamental e indispensável para garantir a regulamentação da empresa, bem como proporcionar transparência e clareza nas informações provenientes das atividades organizacionais.

Além disso, a gestão fiscal exerce função importante no que tange ao subsídio de informações gerenciais para que os gestores do empreendimento tenham embasamento para o processo de tomada de decisão.

De modo que, a área tributária tem forte impacto na empresa como um todo e, por isso, não deve ser negligenciada.

A gestão fiscal permite também que a empresa tenha informações para a abertura de novos mercados dentro e fora da sua região de origem.

Pois, uma das suas preocupações é entender o funcionamento da legislação vigente de outras áreas de atuação e/ou regiões geográficas. Isso a torna fundamental para proporcionar o crescimento constante e estruturado das atividades da sua empresa.

Além disso, a gestão fiscal orienta o empreendedor a respeito do melhor caminho a ser seguido na escolha do regime tributário, sempre com a visão de estar de acordo com o seu modelo de negócio, pois, isso proporciona melhor uso dos recursos financeiros.

Uma Forma de Reduzir Risco de Inconsistências no SPED

Como falamos em nosso eBook:  "Contabilidade Ainda está na Moda", a contabilidade continua atual e imprescindível.

Temos observado tendências entre terceirização e realização da contabilidade interna, bem como uma tendência de fazer uma contabilidade compartilhada, onde os fechamentos são realizados pelo contador utilizando um ambiente de gestão real da empresa.

Para isto o software ERP deve estar preparado para permitir a geração completa das informações fiscais e contábeis.

Utilizar um sistema único é uma maneira de reduzir riscos e estar seguro de que as informações passadas sejam uniformes e coerentes entre todos os informativos.

Será somente de um aplicativo a missão de gerar os mesmos. Desta forma, se faz necessário as empresas, o uso de sistemas completos e atualizados constantemente como o OrganizaTêxtil, capazes de se adequar as intempéries fiscais.

Agora que você já leu sobre o Risco de Inconsistências no SPED, você procura por uma solução que melhore o seu controle de informações? Seja qual for o tamanho da sua organização, a OrganizaTêxtil pode ajudar.

Então clique aqui e saiba mais sobre o Sistema para Confecção da OrganizaTextil!

Posts Relacionados

Confira um pouco mais do nosso blog abaixo.
O que é um sistema ERP e como ele pode fazer a sua empresa crescer?

Saiba Mais
28 anos sendo Organiza, o que fazemos e como fazemos?

Saiba Mais
#EuVistoBrasil Apoie Essa Idéia

Saiba Mais