Células, VAC e Arranjos Produtivos

 

A indústria têxtil está sempre procurando formas de se tornar mais eficiente. Porém, a produção é, por vezes, demasiadamente complexa, fazendo que seja necessário encontrar formas de torná-la mais produtiva e mais flexível. Porém, buscar por uma solução eficiente, necessita primeiro de uma analise dos processos, partindo do conceito de produção que mais se aplica ao seu negócio, para então traçar estratégias  que supram as necessidades, e tornem as etapas mais ageis e eficientes.

 

 

A célula de produção

 

A célula de produção é um bom exemplo. Elas são uma forma de organizar a produção, de modo que esta seja mais rápida e eficiente. 

Na produção, as células são parecidas. Porém, elas não agem de forma totalmente independente e o foco é no produto, mas a ideia por trás é a mesma. As células de produção agrupam um certo número de produtos, com processos de confecção parecidos, de modo que possam ser agrupadas máquinas para fazer esse trabalho com mais eficiência.

Porém, essa não é a única forma de organização.

 

VAC

 

O VAC, ou Velocidade de Atravessamento Constante, é um sistema muito usado pelas indústrias de confecção. Esse sistema reúne diversos modelos de produção bem conhecidos, com o objetivo de tornar o processo mais rápido e eficiente, de modo a poder atender ao cliente com ainda mais qualidade.

A ideia por trás do sistema é trazer mais organização para a produção, controlando o seu ritmo, de modo que os funcionários tenham suas habilidades aumentadas, e consigam produzir em um clima mais “ameno”, sem tanta necessidade de correria, visto que a produção é mais bem controlada.

Além destes, existem diversos outros processos produtivos, como as linhas, e inúmeros outros. Porém, é claro que essas aplicações também possuem desafios.

 

Arranjos produtivos

 

Os arranjos produtivos são maneiras em que as empresas se organizam, com o objetivo de tornar a sua produção cada vez mais eficiente. Existem diversas soluções que são tomadas, e de maneira mais ampla, um arranjo produtivo pode ser determinado pela união de diversas empresas que podem, ou não, ter uma produção em comum. Estas, se unem para compartilhar recursos e conhecimento, de modo a diminuir o valor de produção para ambas.

Porém, esse conceito vem evoluindo e tomando novas dimensões, sendo adaptado para ser mais específico à indústria de confecção. 

 

Os desafios

 

Todo processo que valha a pena possui desafios. Seja qual for a opção, a empresa precisa controlar muito bem a eficiência da produção, através da alocação ideal de todos os recursos.

Nas células, por exemplo, as máquinas precisam estar agrupadas da melhor maneira possível, de modo a garantir que não irão haver desperdícios, por agrupar muitas máquinas com pouca produção, e também não sobrecarregar no caso com poucas máquinas para muita produção.

Organizar qualquer processo produtivo é um enorme desafio. Felizmente, existem soluções.

 

A solução

 

A solução, parte de contar com o apoio da tecnologia. Um software de gestão, voltado especificamente para a indústria têxtil pode ajudar a sua empresa a se organizar, especialmente no processo produtivo. Os gestores podem controlar as células, o VAC e as Linhas, de modo a garantir que a produção sempre irá seguir de forma eficiente e conforme o desejado.

 

Por isso, se quiser saber mais sobre essa ótima maneira de resolver este problema, clique aqui e conheça nossos softwares e serviços.

assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.