Produzir ou Terceirizar?

Todo gestor em algum momento será confrontado com esta dúvida: é melhor produzir fora ou dentro da empresa? As razões que levam a isso são muitas. De melhoria na eficiência de operações cotidianas que sobrecarregam o empreendimento, até a necessidade de promover a redução de custos. Pode ser ainda que o dilema seja fruto de alta demanda no mercado.
 
Especialmente no setor de confecção e produção têxtil esta é uma dúvida recorrente. Para chegar a uma resposta segura é importante analisar cada caso com suas muitas particularidades. Afinal, decidir pela costura interna ou externa é questão relevante para empresas de todos os portes. A seguir, apontamos vantagens de se terceirizar parcial ou totalmente a sua fabricação. 
 
Produzir fora ou dentro da empresa: quando surge a dúvida sobre terceirização
 
A principal razão para cogitar esta mudança são os chamados gargalos de produção. São obstáculos que podem resultar em perda da qualidade, por exemplo. Em médio e longo prazo até mesmo a reposição de estoques poderá ser afetada. O resultado é negativo para a lucratividade e o bom funcionamento do negócio.
 
Nestes casos é comum as empresas recorrerem aos serviços terceirizados. Assim, é possível procurar empresas, ou profissionais, que ofereçam recursos produtivos e mão de obra adequados. Geralmente, uma organização buscará por parceiras especializadas em uma etapa específica do processo produtivo. Pode ser para costura, bordado, lavagem, estamparia, tinturaria e assim por diante.
 
Costura interna ou externa?
 
No último ano, de acordo com a ABIT, a produção média da confecção atingiu os 5,9 bilhões de peças. A indústria têxtil, por sua vez, chegou a uma média de 1,7 milhão de toneladas produzidas. Portanto, falamos de um mercado de demanda expressiva e estável.
 
Embora estes setores sejam grandes empregadores do país, há situações em que todos os recursos de equipamento e mão de obra são consumidos pela demanda. É nestes casos que fazer uma costura apenas dentro da própria empresa deixa de cobrir as necessidades do mercado. O mesmo valendo para outros serviços comuns no segmento têxtil e de confecção. Da dúvida entre produzir fora ou dentro da empresa passamos então para a terceirização efetiva.
 
Vantagens da terceirização completa da fabricação
 
A maior vantagem desta escolha é a redução de custos produtivos. Na equação produzir ou terceirizar, é fato que dispensar um investimento maior em mão de obra e infraestrutura representa economia. O que pode se refletir no preço final do produto, que tem potencial para se tornar mais competitivo.
 
Outra questão que impacta nas contas positivamente é que as terceirizadas recebem apenas por aquilo que produzem. Uma equipe própria, mesmo pouco produtiva, receberá um salário fixo. Logo, se não é possível garantir bons resultados internos, a terceirização completa é mais vantajosa. Com o tempo, é possível até mesmo investir em uma expansão, sem que para isso sejam necessários grandes despesas.
 
Vantagens de terceirizar parcialmente a produção
 
A primeira vantagem a ser mencionada é a maior garantia de personalização e qualidade do produto. É possível sua empresa dedicar esforços ao core business – aquilo no qual é especializada - e delegar apenas alguns processos. Se é um negócio voltado ao desenvolvimento de roupas, detalhes como estampas podem ser feitos por terceiros.
 
Outra possibilidade é delegar trabalhos complexos para os parceiros e manter apenas os processos mais simples na sua empresa. Garante-se maior produtividade interna e melhor acabamento de trabalhos complexos feitos por negócios especializados. Apenas deve-se tomar o cuidado de buscar sempre por fornecedores devidamente regularizados a fim de evitar problemas jurídicos e produtivos.
 
Conheça nossos softwares e serviços
 
Quem está na dúvida entre produzir ou terceirizar pode encontrar algumas respostas neste artigo. Há, no entanto, mais que podemos fazer para ajudar. Para você empreendedor da indústria têxtil, possuímos diversas soluções que se adequam ao tamanho da sua organização. Oferecemos sistemas com foco no setor produtivo.
 

assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.