Menos Problemas na Produção

Não há dúvidas de que o chão da fábrica é o centro da empresa, local que produz lucro e por vezes gera inúmeras "dores de cabeça". Uma gestão da produção bem alinhada faz com que a produção ande de forma mais eficiente sem que o gestor esteja permanentemente envolvido e sem poder dedicar adequadamente tempo para outras áreas estratégicas, como a comercial por exemplo.

 

Treinamento e competências

 

Quando a equipe formada possui competências técnicas necessárias para realizar o trabalho e consegue ver a empresa como um todo, as chances de um bom resultado, com menos problemas no chão da fábrica são grandes.

 

O pensamento de quem não trabalha apenas de forma automática ajuda em processos de inovação, que podem melhorar os processos da produção. Acompanhar o desempenho de cada um dos funcionários, para oferecer recompensas aos melhores e treinamentos aqueles com menor performance, também é importante.

 

Planejar é preciso

 

Para alcançar bons resultados é preciso planejar, tendo como foco principal as pessoas envolvidas e os processos. Ouvir os colaboradores ajuda a identificar problemas e a ter ideias para melhorias. Com uma boa comunicação entre as áreas de estratégia e operacional, há um alinhamento melhor e o planejamento será bem elaborado.

 

Determine metas atingíveis, bonifique, estimule, prepare e de oportunidade para formação de líderes.

 

 

Informações do chão de fábrica

 

É possível fazer uso da tecnologia para acompanhar a produtividade e eficiência, gerir a manutenção, monitorar eficientemente as entregas e verificar a produtividade.

 

O gestor, com os dados em mãos, analisará o que pode ser melhorado para orientar sua equipe. Este tipo de informação  pode ser gerada por um bom software de gestão da produção amplia a visão da fábrica e permite o acompanhamento da produtividade e desperdícios, permitindo como consequência , espaço para ideias visando à otimização dos processos e melhora dos indicadores.

 

 

Estoque eficiente

 

O estoque é essencial e merece um olhar atento quando pensamos em não ter problemas no chão de fábrica. Sendo assim, é necessário acompanhar todo o processo de produção sem deixar de lado o cálculo correto do que há no estoque. As quantidades devem atender as necessidades da linha de produção e pedidos novos.

 

Reposição rápida do estoque, agilidade no momento da alimentação da linha de produção e atendimento das requisições trazem muitos ganhos em produtividade, por isso, o uso da tecnologia é uma aliada importante no processo.

 

 

Tecnologia para atingir objetivos

 

Para cada item a ser acompanhado é possível definir métricas como peças por hora, eficiência por célula e operador, índice de desperdício e prazos de entrega por exemplo. A tecnologia é uma aliada para captação e análise das informações. As informações obtidas permitem que o gestor analise com cuidado a situação para tomar decisões com o embasamento necessário.

 

O uso de um software ERP completo e especialista no setor de confecção é a melhor forma de gerir todos os processos do chão de fábrica e, desta forma, ter menos problemas, pois esta é a melhor maneira de acompanhar a produção de forma mais eficiente, pela visão ampla que seu uso permite, como custos, prazos, metas, matéria-prima e gestão de estoque, entre outros.

 

 

Clique aqui e saiba mais como reduzir os problemas na produção.

assine nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.